Importância das dimensões do conteúdo e prática sistemática de exercícios de força na Educação Física Escolar.

Denise dos Santos Pereira

Resumo


Este trabalho teve como objetivo analisar as possibilidades de inserção de exercícios de força na Educação Física Escolar e como organizar o ensino da capacidade motora força de acordo com as dimensões conceitual, atitudinal e procedimental. Utilizamos para este estudo 16 professores que responderam questionário com 4 excertos de autores. Os sujeitos discorriam dando suas opiniões e também 4 questões objetivas em escala de Likert de cinco pontos sendo (1-Nada importante = NI, 2-Pouco importante = PI, 3-Medianamente importante = MEI, 4-Importante = I, 5-Muito importante = MI), e espaço para comentários acerca das questões objetivas. Para a apresentação dos resultados das questões dissertativas e comentários utilizou-se análise inferencial individual e coletiva.  Para a coleta das respostas objetivas utilizou-se freqüência absoluta e relativa. De acordo com os resultados i) mencionou-se a importância em ultrapassar a dimensão exclusivamente procedimental tradicional na Educação Física Escolar e ampliar sua área de alcance para as dimensões conceitual e atitudinal para possíveis aulas que estejam inseridos exercícios de força, ii) destacou-se a importância de objetivar o ensino da capacidade força considerando sua aplicação nos diferentes esportes, na proposta de treinamento ou demais atividades, contextualizando a prática a partir de uma discussão capaz de incentivar a reflexão dos alunos, iii) percebeu-se que os exercícios de força em aulas de Educação Física Escolar são fundamentais para o desenvolvimento de habilidades e capacidades, porém, devem atender as necessidades integrais das crianças e jovens, assim como contemplar sua aplicação lúdica. Concluí-se que a maioria dos professores considera importante a prática de exercícios de força na Educação Física Escolar, sendo que a dimensão atitudinal dos conteúdos assume maior importância. Também verificou-se a necessidade de promover a reflexão dos alunos em aulas envolvendo a prática de exercícios de força.

 

Palavras-Chave: Força Motora, Educação Física Escolar, Dimensões do Conteúdo.

Profª Denise dos Santos Pereira

Orientador: Profº Ms Tiago Volpi Braz

Faculdade de Americana - FAM

 


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.