Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Ciência & Inovação?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

A Revista Ciência & Inovação é uma revista científica no formato eletrônico e contará com publicações de docentes e discentes da Instituição, assim como da comunidade científica em geral. As colaborações poderão ter o formato de artigos científico de revisão e originais.

Devem ser elaborados conforme as seguintes normas:

1. A primeira informação do artigo é o seu título e subtítulo (se houver). Devem figurar na página de abertura do artigo, diferenciados tipograficamente ou separados por dois pontos (:) e no idioma do texto. Opcionalmente, podemos incluir o título em outro idioma, inserindo logo abaixo do título no idioma do texto.

2. Logo após o título devemos inserir o(s) nome(s) do(s) autor(es), de forma direta: prenome (abreviado ou não) e sobrenome. Para mais de um autor, os nomes podem ser grafados na mesma linha, separados por vírgula, ou em linhas distintas.

3. Em nota de rodapé, elabore um breve currículo de cada autor, incluindo a vinculação corporativa e o endereço eletrônico de contato. Recomendamos que os dados de vinculação e endereço eletrônico apresente um sistema de chamada próprio, diferente do sistema adotado para citações no texto. Por Exemplo, enquanto as notas de rodapé utilizam numeração sequencial, no currículo utilize asterisco (*).

4. Em seguida é apresentado o resumo na língua do texto. O resumo em outro idioma, se houver, deve suceder o resumo no idioma do documento. O resumo do artigo segue a ABNT NBR 6028, ou seja, se caracteriza por um único parágrafo, apresentando a ideia principal e uma breve introdução do tema trabalhado. Ele deve conter entre 100 e 250 palavras.

5. Para a apresentação de palavras-chave e Keywords, segue-se a mesma normativa de resumos (NBR 6028).

6. Na sequência, indicar as datas (dia, mês e ano) de submissão e aprovação do artigo para publicação.

7. Todo o trabalho é apresentado com cor de fonte preta, utilizando-se outras cores apenas em ilustrações ou gráficos.

8. O tamanho da folha é o A4 (21 X 29,7cm) com margem superior e esquerda de 3 cm e inferior e direita de 2 cm.       

9. O texto do artigo é formatado em fonte Arial ou Times New Roman, tamanho da fonte 12 e espaçamento simples, padronizados para todo o artigo.

10. A paginação é inserida no canto superior direito a 2 cm do início da folha, em contagem simples do início ao fim. O artigo não deve ter mais que 20 páginas.

11. As citações com mais de três linhas, paginação, notas, legendas e fontes das ilustrações e tabelas devem ser em tamanho menor e uniforme (tamanho de fonte 10). Em caso de citações com mais de três linhas e na apresentação da natureza do trabalho o recuo é de 4 cm da margem esquerda. Conforme NBR 10520.

12. As referências são dispostas em espaços simples, alinhadas à margem esquerda e separadas entre si por uma linha em branco de espaço simples.

13. O alinhamento de todo o texto é justificado e o início dos parágrafos é marcado pelo espaço de 1,25 cm.

14. As seções (títulos e subtítulos) são alinhadas à esquerda e numerados conforme apresentação no texto em numeração arábica e progressiva. Conforme NBR 6024.

15. As siglas, quando mencionadas pela primeira vez no texto, devem ser indicadas entre parênteses, precedida do nome completo.

16. A normalização de tabelas e gráficos é feita pelo IBGE, no manual de Normas de Apresentação Tabular, que pode ser acessado em    https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv23907.pdf.

17. As citações diretas com até 3 linhas são transcritas entre aspas duplas e inseridas no próprio parágrafo.

18. A citação de citação é a transcrição de uma citação presente em uma obra consultada. Para fazer a sua referência utiliza-se o termo apud para indicar a obra em que se encontra a citação.

19. Para as citações retiradas de trechos de textos da Internet registrar o endereço eletrônico, precedido da expressão Disponível em:, e a data de acesso, precedida da expressão Acesso em:. O ano de publicação, geralmente encontrado no Copyright. Não coloque número de página. Atenção: os hiperlinks perderam os sinais de abertura e fechamento “< >”, conforme NBR 6023. 

Referências na metodologia Vancouver

1. As referências são listadas na ordem em que foram citadas no texto segundo o sistema numérico (são considerados referências apenas os documentos citados no texto).

2. Os autores são apresentados pelo sobrenome (com apenas a primeira letra em maiúsculo) seguido da primeira letra dos nomes sem separação por espaços.

4. São listados na referência até seis autores, para mais de seis coloca-se os seis primeiros e em seguida a expressão et al.

5. Os editores, coordenadores e organizadores são indicados após o nome do autor por extenso, separado por vírgula, no mesmo idioma do documento.

6. Os títulos dos periódicos científicos devem ser utilizados de forma abreviada conforme o padrão apresentado no “Index Medicus”.

7. Para periódicos nacionais e latino-americanos consultar o portal de periódicos da Bireme.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço simples; usa a fonte Times de tamanho 12; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Declaração de Direito Autoral

Clique aqui para baixar o modelo em formato DOC.

A submissão de um artigo à Revista Ciência & Inovação é entendida como exclusiva e que não está sendo considerada para publicação em outra revista. A permissão dos autores para a publicação de seu artigo na Revista Ciência & Inovação. implica na exclusiva autorização concedida aos editores para incluí-lo na revista. Ao submeter um artigo, ao autor será solicitada a permissão eletrônica de um Termo de Transferência de Direitos Autorais. Uma mensagem eletrônica será enviada ao autor correspondente confirmando o recibo do manuscrito e o aceite da Declaração de Direito Autoral.

 

 

 

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.